QUEM INVENTOU A NUMERAÇÃO DOS SAPATOS? - Sergio's

Um novo caminho é possível

O BLOG DA MARCA SERGIO’S

Um Blog onde você vai encontrar de tudo um pouco sobre o universo masculino: dicas de como se vestir, viagens, drinks, restaurantes, vinhos, carros, etc... Tudo o que habita o mundo do homem e desperta o interesse de quem está antenado com a atualidade. Compartilhe suas idéias e faça parte do universo Sergio's!

QUEM INVENTOU A NUMERAÇÃO DOS SAPATOS?

QUEM INVENTOU A NUMERAÇÃO DOS SAPATOS?

Olhe para a sola do sapato que você está usando agora e responda: quantos números você encontrou? É muito provável que você tenha visto pelo menos três números diferentes: um para o Brasil, outro para a Europa e mais um para os Estados Unidos. Mas por que a numeração dos sapatos varia tanto?

Antes de tudo, vale saber que a primeira descrição oficial de um sistema de tamanhos para calçados foi criada na Europa do século XVII. Segundo a professora Ida Helena Thön, do Museu Nacional do Calçado, a numeração dos sapatos consta em um manual publicado na Inglaterra, o The Academy of Armony and Blazon. O manual trata de um acordo firmado entre os sapateiros para usar como base a medida de um quarto de polegada, ou 0,653 cm.

A métrica, no entanto, logo foi abandonada pelos próprios ingleses. Somente no século XVIII é que se instituiu como nova medida padrão um terço de polegada, o equivalente a um grão de cevada. No período da Revolução Industrial, a medida foi instaurada nas fábricas de calçados pelo americano Edwin B. Simpson, que transformou o número em uma unidade métrica chamada de ponto. Com algumas variações, é essa a medida que se mantém até hoje como padrão nos Estados Unidos.

Apesar de a métrica variar, a maioria das numerações ainda tem o ponto como referência. O Brasil e a Europa, por exemplo, se baseiam no ponto francês, ou dois terços de centímetro. Já o Japão optou por um padrão mais simples, no qual cada ponto equivale a um centímetro!

O que achou desse post? Comente

Comentários

Fernanda Rocha

Por Fernanda, Diretora de Projetos e Desenvolvimento Blog da Sergios

Comentar

Todos os campos são obrigatórios.

*Muitas das imagens deste Blog vêm de fontes diversas. Se alguma foto de sua autoria estiver no Blog e você desejar sua remoção, favor enviar um e-mail para administrativo@sergios.com.br que prontamente a retiraremos do ar.