PARA NÃO ERRAR COM O VINHO

Um novo caminho é possível

O BLOG DA MARCA SERGIO’S

Um Blog onde você vai encontrar de tudo um pouco sobre o universo masculino: dicas de como se vestir, viagens, drinks, restaurantes, vinhos, carros, etc... Tudo o que habita o mundo do homem e desperta o interesse de quem está antenado com a atualidade. Compartilhe suas idéias e faça parte do universo Sergio's!

PARA NÃO ERRAR COM O VINHO

PARA NÃO ERRAR COM O VINHO

Algumas questões relacionadas ao vinho parecem muito complexas para simples degustadores da bebida, mas não é preciso ser nenhum enófilo, enólogo ou sommelier para não errar no que se diz respeito ao consumo ou conservação do vinho.

Você certamente já ouviu falar que vinho com tampa de rosca não é bom. Bobagem! Na verdade, a rolha é ideal apenas para vinhos que precisam de mais tempo de amadurecimento. Para vinhos que são consumidos ainda jovens, como os brancos, a tampa de rosca é super válida, sem contar que é bem mais prática.

Vai consumir o vinho com tampa de rolha mesmo, mas, ao tentar abrir, a rolha acabou se partindo, ficando metade dentro da garrafa. Tenha paciência e continue a tirar com o saca rolhas. É que, ao empurrar o restinho da rolha para dentro da garrafa, fragmentos mínimos dessa rolha vão cair junto, tornando a degustação um pouco menos agradável.

Já reparou que o vinho tem um aroma muito mais gostoso e intenso quando você já está terminando a sua taça? Isso acontece porque alguns elementos do vinho só são liberados em contato com o oxigênio. Sendo assim, o melhor é abrir a garrafa e transferir seu vinho para um decanter. Nesse processo ele já começa a “se liberar”. É também por esse motivo que sempre damos aquela giradinha na taça.

Sempre que for tomar sua taça de vinho, certifique-se de que ela está bem limpa e seca. A taça molhada pode diluir o vinho, deixar gosto de cloro ou algum outro resíduo, como o do detergente.

A polêmica do vinho com gelo. Sim, há quem prefira, mas é uma questão de gosto, como há quem prefira o whisky com gelo também. O conteúdo acaba sendo diluído, o que não é apreciado por alguns, mas cada um bebe do jeito que achar mais conveniente e agradável ao paladar.

Para finalizar, não desperdice o seu vinho. Geralmente, se tampado de forma correta, um vinho que já foi aberto dura de dois dias à uma semana. Se passou muito tempo, vá juntando alguns restinhos de vinho para substituir o seu vinagre para saladas. O resultado é um sabor mais leve e ainda mais saudável.

Imagem: Reprodução.

O que achou desse post? Comente

Comentários

Fernanda Rocha

Por Fernanda, Diretora de Projetos e Desenvolvimento Blog da Sergios

Comentar

Todos os campos são obrigatórios.

*Muitas das imagens deste Blog vêm de fontes diversas. Se alguma foto de sua autoria estiver no Blog e você desejar sua remoção, favor enviar um e-mail para administrativo@sergios.com.br que prontamente a retiraremos do ar.