O TERNO PERFEITO

Um novo caminho é possível

O BLOG DA MARCA SERGIO’S

Um Blog onde você vai encontrar de tudo um pouco sobre o universo masculino: dicas de como se vestir, viagens, drinks, restaurantes, vinhos, carros, etc... Tudo o que habita o mundo do homem e desperta o interesse de quem está antenado com a atualidade. Compartilhe suas idéias e faça parte do universo Sergio's!

O TERNO PERFEITO

O TERNO PERFEITO

Você sabe escolher o terno perfeito para você? Acho que essa é uma dúvida constante na cabeça dos homens quando se trata deste assunto. Afinal, ir pela cabeça do vendedor às vezes pode acabar em uma venda trágica. Portanto, seguem algumas dicas que podem ajudar na busca pelo terno ideal:

 

TERNO

– Se o objetivo é um terno para trabalhar, o cinza chumbo e o azul marinho são ótimas escolhas de cor para quem vive num país tropical. Agora, se a ocasião é uma festa, o preto convencional nunca sai de moda e a criatividade fica por conta da gravata. Para um ar mais jovial e descolado sugere-se a utilização das famosas gravatas “slim”.

– Por causa de suas propriedades térmicas, prefira os modelos fabricados com lã fria: no frio ele aquece e no verão não deixa o calor entrar.

– O correto é deixar sempre o último botão da parte inferior do paletó aberto. No modelo de um botão, desabotoe apenas quando estiver sentado.


– Para saber se o tamanho do seu terno está correto, observe se a ombreira não está ultrapassando o limite do ombro; ela deve estar rente ao corpo.

 

 

– Cheque se o punho da camisa ultrapassa, em no máximo, 2 centímetros o final da manga do paletó.

CALÇA

– Para verificar se a calça está em um bom tamanho, sente-se e observe se não está folgada demais. Certifique-se também se as pregas ficaram estufadas e os bolsos apertados. Caso estejam, está justa. Use um número maior.

 

A calça não deve ficar justa e nem larga demais

– A barra da calça deve cair sobre os sapatos de forma que ela fique esticada. Se ficar “folgada” na região do tornozelo, ela está comprida demais.

Agora que você aprendeu essas dicas, está pronto para combinar o terno com a meia e o sapato. É só clicar aqui que você aprende. Passeie pelo nosso blog que você encontrará diversos conteúdos para aproveitar seus novos conhecimentos, por exemplo, como usar traje social no verão ou a relação entre terno e sapato social.

Para ler mais sobre estilo, clique aqui.

O que achou desse post? Comente

Comentários

Fernanda Rocha

Por Fernanda, Diretora de Projetos e Desenvolvimento Blog da Sergios

57 respostas para “O TERNO PERFEITO

  1. joel francisco disse:

    estou me casando em dezembro,mais nao estou encontrando terno para noivo onde eu moro(recife),em sao paulo onde eu posso encontrar uma loja especialista em noivos?

     
    • fernanda disse:

      Olá Joel! Seguem algumas opções de lojas em SP que são bem conceituadas e são especializadas em ternos: Ricardo Almeida (www.ricardoalmeida.com.br), Camargo Alfaitaria (www.camargoalfaiataria.com.br) e Alfaiataria Paramount (www.alfaiatariaparamount.com.br).
      Espero ter ajudado e sucesso em sua compra!

       
  2. Eustáquio disse:

    Começarei a trabalhar de blazer, gostaria de umas dicas para combinar com os sapatos que comprei ai na
    Sérgios Ok. Tenho 2 Cafés, 2 blacks, 1 marrom escuro, e 1 branco, todos esporte fino.
    Obrigado.
    Por favor responda c/c para meu e-mail.

     
    • fernanda disse:

      Olá Eustáquio!

      Se você for usar o blazer com calça jeans, dê preferência para o jeans mais escuro, calça de sarja ou social, pois fica mais elegante para trabalhar. As melhores cores de blazer são: preto, cinza escuro, café e azul marinho, pois são cores mais neutras e fáceis de combinar.
      Segue as variações:

      Combinações blazer e jeans:
      – Se optar pelo blazer preto, use o sapato preto e camisa social clara.
      – Se optar pelo blazer café, use o sapato café ou marrom escuro e camisa social clara(tons de bege).
      – Se optar pelo blazer cinza escuro, use sapato preto e camisa social branca ou em tons de cinza.
      – Se optar pelo blazer azul marinho, use um sapato café ou marrom escuro e camisa social branca ou azul clara.

      Combinações de blazer com calça social ou de sarja:
      – Se optar pelo blazer preto, use calça preta ou cinza, sapato preto e camisa branca ou cinza.
      – Se optar pelo blazer café, use calça cáqui, sapato café ou marrom escuro e camisa clara .
      – Se optar pelo blazer cinza escuro, use calça preta ou cinza, sapato preto e camisa preta, cinza ou branca.
      – Se optar pelo blazer marinho, use calça cáqui ou azul escura, sapato marrom e camisa clara.

      Espero ter ajudado!

       
  3. Junior disse:

    Olá Fernanda,

    Vou a um casamento no próximo sábado e gostaria de saber qual gravata acompanharia melhor com a combinação préviamente escolhida.

    Blazer cinza escuro, calça social cinza e camisa preta.

    Tenho gravatas lisas. Uma cinza escura e outra totalmente preta. Além de uma muito bonita na cor branca com mínimos detalhes em cinza.

    Na sua opinião, qual gravata eu deveria usar, ou sem gravata?

    Obrigado.

     
    • fernanda disse:

      Oi Junior, tudo bem?

      Não aconselhamos não utilizar a gravata por se tratar de um casamento, que normalmente exige o traje passeio completo. O uso da gravata branca mesmo com detalhes, como o terno e a camisa são de cores escuras, ela teria muito destaque, o que não fica elegante. O que sugiro é o uso da gravata cinza escura ou preta, pois ficará tom sobre tom com o restante da roupa e não tem erro. Veja duas imagens no anexo com as duas opções de gravata em anexo. Veja que ficam ótimas qualquer uma das duas, veja com qual se sentirá mais confortável e elegante! Boa sorte!

      Terno 1

      Terno 2

      Agradecemos o contato e fique a vontade para esclarecer qualquer dúvida!

      Atenciosamente,

      Sergio´s

       
  4. Ailson disse:

    Olá,bem gostaria de saber qual a altura certa do terno? Desde já agradeço!

     
  5. klecio disse:

    olá sergio vou a um casamento no dia, 23 pela manhã com terno completo, na cor cinza claro posso usar um sapato preto

     
    • Olá, Klecio, obrigada pela pergunta! Tanto o preto como o marrom são cores possíveis para combinar os calçados com o terno. Lembre-se apenas que todas as cores do seu look devem conversar, então opte por usar acessórios como cintos, lenços ou gravatas que possuam detalhes da mesma cor dos sapatos. Abraços!

       
  6. ERONILDO DOS SANTOS OLIVEIRA disse:

    Gostaria de saber quais os preços dos ternos.

     
    • Oi Eronildo, tudo bem? As imagens que usamos aqui não tem fins publicitários, são apenas para ilustrar o tamanho dos ternos. Se você procura por ternos com um preço mais em conta, nos conte de que cidade você é para tentarmos ajudá-lo! Abraços

       
  7. Jailton disse:

    Olá Sergio!

    Vou à uma formatura de faculdade e gostaria de saber se a seguinte combinação seria apropriada: blazer preto, camisa azul escura, com listras finas vermelhas, brancas e pretas, calça jeans escura e sapato preto.

    Obs.: Devo usar gravata também? Se sim, qual seria a cor ideal?

    Grato,

     
    • Oi Jailton, tudo bem? Antes de tudo, fique atento ao rigor do traje: se o evento exige traje formal, o ideal é substituir o jeans por uma calça social. Como a sua camisa já tem detalhes e cores, escolha uma gravata mais discreta (uma preta no modelo slim, por exemplo) para não sobrecarregar o visual na parte de cima. Uma boa dica para distribuir o foco de atenção no look é optar por uma calça cinza escuro, que vai dar um ótimo contraste com o preto do blazer e o azul da camisa. Qualquer dúvida, pode perguntar pra gente 🙂
      Abraços!

       
  8. Diego Barbosa disse:

    Fernanda, vou ao um casamento e estava pensando em ir com meu terno preto, gravata preta e uma camisa xadrez preta e branca ou preta e cinza, com xadrez meio discreto.
    Será que vale a pena investir nesse look ou ir para o basico de camisa branca ou camisa chumbo?
    Obrigado

     
    • Oi Diego, tudo bem? Como a ocasião é bem formal, o ideal é optar por um xadrez menor e mais discreto mesmo. Neste caso, como a camisa é preta e branca, discreta, e o terno é preto, não tem problema nenhum. Ousar e fazer algo diferente pra sair do padrão é sempre ótimo, mas lembre-se de caprichar nas outras peças para não perder a elegância!
      Depois conta pra gente como foi! Abraços 🙂

       
  9. Elisandra disse:

    Boa noite, eu vou me casar em abril do ano que vem e vou padronizar a cor dos vestidos das madrinhas e dos padrinho o terno , eu quero os padrinhos de terno cinza, porem não sei falar exatamente a cor, porque não encontrei uma escala das cores de cinza com os nomes dos tons. Você poderia me ajudar?

     
    • Oi Elisandra, tudo bem? Neste caso, o melhor a fazer é procurar por uma loja especializada em ternos masculinos para te ajudar. Contudo, podemos te dar uma dica sobre a cor: o cinza chumbo é bem elegante e nunca sai de moda, além de combinar muito com o clima de outono do mês de Abril. Como não é um tom difícil de encontrar, certamente será mais fácil padronizá-lo!

      Abraços!

       
  10. caique sanches disse:

    Olá tenho uma calça marrom claro meio caramelo e pretendo usa-la num casamento com uma camisa branca lisa e um blazer preto básico,oque você me indica??

     
  11. Moisés disse:

    Gostaria de saber uma cores de calça e sapato que posso combinar um blazer cinza médio, uma camisa social salmon ou rosa?

     
  12. Maria Eliza Da Silva disse:

    Meu neto tem 17 anos,e comprei um terno azul marinho e camisa com listas verticais azul marinho .Qual a gravata ideal?

     
  13. Um belo sapato Sergio´s.

    Vejam essas lindas opções de sapatos:
    http://sergios.com.br/produtos/estilo/esporte-fino/

     
  14. Enio Mata disse:

    Olá!!
    Tenho um blazer preto e quero usá-lo com uma calça jeans escura, pergunto:
    Qual cor de camisa devo usar?
    Posso usar gravata? Se sim, que cor??
    Agradeço a resposta..

     
  15. Cleyton disse:

    Ola, vou pra um casamento, e comprei um terno preto, gostaria de saber se da certo eu ir com uma calça Jeans preta e uma camisa tbm preta?

     
    • Olá, Cleyton!
      O ideal é que você use uma calça que seja do mesmo tecido do terno que adquiriu. A calça jeans seria um pouco informal para a ocasião.
      Quanto a camisa, é adequado sim o uso da cor preta e que você utilize uma gravata de outra cor, para dar um contraste.
      Esperamos ter ajudado!
      Abraços!

       
  16. eu me chamo elidia tenho uma formatura meu marido tem um terno preto so o paleto gostaria de saber se ele pode por calça clara ou marrom ou verde musgo qual cor ficaria melhor e tb a cor da camisa pra essas tres cores de calça e tb a cor do sapato disse:

    ficao no aguardo

     
    • Olá, Elidia!
      Agradecemos o contato. O ideal é que a calça seja preta também. Mas se apenas tiver essas três opções de cor, a calça verde musgo seria a melhor opção. Neste caso, ele pode optar por uma camisa preta e sapato preto.
      Espero tê-la ajudado!
      Abraços!

       
  17. Ariel disse:

    Olá Fernanda, boa noite!
    Adquiri um terno para ser padrinho em um casamento, porém, apos me ver nas foto que tirei enquanto o proprovei na loja, achei que o caimento não ficou muito bom, parece um pouco justo.
    É um tam. 46 (acredito q é meu tam.) Tenho 1.74e altura e 70 kg. Já o 48 parece ficou grande,. O que eu faço, pois gostei do traje? ainda esta na loja, será que devo cancelar a compra? Voce recebe fotos (Assim poderia me dar sua opinião )?

     
  18. sandra helena disse:

    Meu namorado vai ser padrinho de um casamento, gostaria de uma sugestão:
    terno cinza chumbo, ele gosta da cor salmon qual a cor da gravata que combina, vc poderia dar uma dica.
    Por mim seria camisa banca e gravata vermelha com estampa pequena.
    Qual a sua opinião.

    Vc poderia enviar para meu email

    atenciosamente

     
    • Oi, Sandra!
      Se o terno for cinza chumbo e a camisa branca, qualquer cor de gravata ficaria muito bom. Nesse tipo de ocasião, quando se trata de um padrinho, a cor e a estampa da gravata realmente precisam ser discretos. Uma gravata azul clara, cinza claro ou prata ficariam ótimos!
      Abraços!

       
  19. Saulo disse:

    Olá Fernanda, boa noite.
    Serei padrinho de um casamento no próximo sábado e estou na dúvida da cor da gravata a ser usada na combinação de um terno preto e a camisa azul escura lusa. Tenho gravatas pretas com listras brancas , mas estava pensando em comprar uma gravata colorida com estampas xadrez…
    O qué você acha?

     
    • Olá, Saulo! Tudo bem? Obrigado pelo contato.
      Como você é padrinho no casamento, não indicamos o uso da gravata xadrez, pois é uma estampa que traz uma certa informalidade ao visual, o que não é adequado nesse caso. O ideal é que você utilize alguma gravata com listras ou textura, ou até mesmo uma gravata azul lisa que se aproxime do tom da sua camisa.
      Abraços!

       
  20. Gi Santos disse:

    Olá, seremos padrinhos no mês que vem. Para meu marido foi fornecido a gravata e pediu apenas terno preto. Não indicando onde alugar. O que está na moda no momento? Gostaria de algo bem elegante, porém não saindo do perfil do terno preto. Nos sugeriram um slim de 1 botão. O que acha?

     
    • Olá, Gi. Tudo bem? Muito obrigada pelo contato.

      O terno slim de um botão seria realmente uma ótima opção. O terno slim preto com risca de giz bem discreta ou apenas com uma leve textura também é super moderno e seria ideal para a ocasião. Dê uma olhada nesse da foto para se inspirar 😉

      terno slim risca de giz

      Abraços!

       
  21. Leonardo Dumont disse:

    Olá, tenho uma duvida, tenho um jantar romântico esta semana, e tenho 2 blazers pretos, fui até uma loja e me sugeriram uma calça caqui, com uma camisa azul e um sapato preto com minimos detalhes bege para combinar com a calça, mas estou com dúvida nesse traje, não sei se irá ficar bom, elegante, despojado ou ridículo, poderia me ajudar?

     
    • Leonardo,

      Tudo bem? Obrigada pelo contato. Nessa situação, sugerimos a calça caqui com blazer marrom ou azul marinho. Com blazer preto o contraste de cores será muito grande e não fica legal. Seguem sugestões de looks para serem montados com o que você já possui:

      – blazer preto: calça jeans escura ou calça cinza – camisa preta, azul, cinza ou branca – sapato ou mocassim preto.
      – calça caqui: blazer café – camisa bege – sapato marrom.
      – calça caqui: blazer azul marinho – camisa azul ou bege – sapato marrom.

      Abraços!

       
  22. Claudio Moises disse:

    Sou pai do noivo e meu filho junto a noiva decidiram que todos devem ir com o mesmo tom de gravata.Inclusive presenteou todos com a mesma gravata.Cor Rosa.
    Quero ir com um terno preto,camisa cinza médio e gravata rosa.Será q fica bom.
    Tenho 1,92 altura e peso normal?

     
    • Olá, Claudio!
      Não precisa ter medo: esta combinação do terno preto, camisa cinza e gravata rosa não tem erro! Você vai estar super elegante nesse look. Para os pés, o ideal é que utilize um sapato social preto de amarrar, tudo bem?
      Abraços e ótimo casamento.
      Felicidades para seu filho!

       
  23. Augusto disse:

    Olhá,acabei de comprar um terno azul marinho bem escuro mas agora estou preocupado em como combinar as cores de gravatas e camisas, se pudesse me ajudar seria grato. Obrigado pela atenção desde já

     
    • Olá, Augusto, tudo bem?
      Você pode utilizar com seu terno uma camisa azul claro. O look fica ótimo por causa do contraste entre as cores 🙂
      Outras opções incríveis para a cor da camisa é o branco, o cinza claro e o rosa claro.
      Quanto à gravata, escolha uma que tenha o mesmo tom da camisa ou que seja próximo. Não tem erro!
      Espero ter ajudado 🙂
      Abraços!

       
  24. Diheine disse:

    Bom dia fernanda .. Meu casamento irá acontecer em outubro e optei pela cor dos ternos chumbo camisa branca e mandei fazer as gravatas Chumbo tecido. Vestido das madrinhas será rose ..o problema agora está sendo que os padrinhos reclamaram que na minha cidade não estão encontrando terno na cor pra alugar e querem o preto …neste caso a cor da gravata com a camisa vcs e terno preto fica legal ou qual cor de gravata vc indicaria no caso se eu mandar fazer outra ? Me ajuda RSSs

     
    • Olá, Diheine!
      O terno preto, com blusa branca e gravata chumbo, combinam perfeitamente. Essa combinação é totalmente certa!
      Caso ainda tenha interesse em fazer a gravata de outra cor, minha sugestão é que você aposte no rosa claro. A combinação ficará elegante e conversa com as outras cores usadas no visual.
      Abraços e espero ter ajudado! 😉

       
  25. Ednardo Bastos Rodrigues disse:

    Olá, tenho uma camisa azul e calça social preta, gostaria de saber qual a melhor cor de blazer para usar e fazer uma combinação interessante pra um casamento a noite. Dede já agradeço.

     
    • Olá, Ednardo!
      Na combinação apontada por você, o ideal seria o blazer preto. Se quiser uma outra opção, a calça preta com camisa branca e blazer cinza também é uma ótima combinação e deixa o look incrível!
      Espero ter ajudado.
      Abraços 🙂

       
  26. Paulo Cézar S junior disse:

    Boa noite
    Vou a um aniversário de 15anos e penso em ir com uma camisa preta com uma calça cinza com um blazer preto.O que vc acha?

     
    • Olá, Paulo!
      A combinação que você citou é bastante elegante e perfeita para a ocasião em questão! Sugiro utilizar um sapato clássico de amarrar na cor preta ou chumbo para complementar o look e deixar o visual incrível.
      Espero ter ajudado 🙂
      Abraços!

       
  27. Marcelo disse:

    Boa tarde!

    Tenho um casamento a noite para ir, e penso em ir com blazer azul marinho bem escuro, camisa social banca com listas em azul bem claro, calça social cinza escuro, cinto e sapato na cor whisky (escuro). Como será no inverno penso em ir com um suéter (azul marinho ou chumbo). Qual suéter que fica bom? Essa escolha está boa para esse evento?

    Abraço,
    Marcelo.

     
    • Olá, Marcelo, tudo bem?
      Bem, o ideal nessa ocasião é que você utilize um cardigan. É uma peça similar ao suéter, que tem gola V e botões. Recomendo que use um na cor azul marinho ou cinza chumbo, por cima da camisa. O decote V do cardigan deve acompanhar o decote do terno abotoado, o que pode ficar um pouco aparente. Para se proteger mais do frio e não ter problemas, você pode colocar também uma camiseta de malha por baixo da camisa social. Assim seu look fica no ponto 🙂
      Espero ter ajudado!
      Abraços 🙂

       
  28. sylvania disse:

    Vou a um casamento as 18 :00 hs vestido azul o terno e preto que cor camisa e gravata deve usar.Somos padrinhos. Obg.

     
    • Olá, Sylvania, tudo bem?
      Bem, como vocês serão padrinhos no casamento, sugerimos o uso de camisa branca. Para compor o look, a gravata pode ser lisa, com textura ou estampa discreta. Se a noiva não pediu uma cor específica de gravata, então seu par pode escolher livremente. De qualquer maneira, é bom que ele opte por uma gravata de cores mais sóbrias, como cinza ou azul marinho. Assim não tem erro 🙂
      Espero ter ajudado.
      Abraços e um ótimo casamento para vocês!

       
  29. karin disse:

    Olá, meu marido está começando a usar mais ternos, blazer e roupas mais sérias para trabalhar. Antes ele comprava bastante na Zara, mas agora está procurando por roupas d emais qualidade, aqui no Rj que locais vocês me indicariam para comprar e/ou fazer sob medida?
    Agradeço muito

     

Comentar

Todos os campos são obrigatórios.

*Muitas das imagens deste Blog vêm de fontes diversas. Se alguma foto de sua autoria estiver no Blog e você desejar sua remoção, favor enviar um e-mail para administrativo@sergios.com.br que prontamente a retiraremos do ar.